23 de junho de 2008

MENU DE HISTÓRIAS

ESCOLHA UM FORMATO:

As sessões de histórias podem ser organizadas em dois formatos:

1- para grupos pequenos de até 50 pessoas apresentados em salas menores tais como bibliotecas, pequenos auditórios, salas de leitura e museus. Uma proposta de apresentação mais intimista onde o contato com o público se dá de maneira próxima ao contador permitindo maior interferência e interação no trabalho. Todas as histórias do repertório podem ser apresentadas nesse formato com exceção de “A chave, o pássaro e o príncipe azul” e “Só sei que foi assim”.

2- para grupo com mais de 50 pessoas apresentados em teatros com estrutura mínima de luz e sonorização. Todos os trabalhos do repertório podem ser apresentados nesse formato.


ESCOLHA UM HISTÓRIA:



O barco vermelho
Inspirado em autores nacionais contemporâneos como Silvia Orthof , Ilo Krugli e outros, o barco vermelho conta a trajetória de um barco que no percurso do rio até o mar aprende sobre a liberdade sobre fazer amigos e a encontrar seu caminho. Com uma estrutura semelhante as fábulas que dão vida a objetos e animais, o barco vermelho utiliza-se da metáfora do rio como o percurso da vida e as aventuras do barco como os percalços e desafios que encontramos quando nos aventuramos a descobrir coisas novas. O texto mistura as aventuras do barco, aquilo que ele encontra no caminho, com curiosidades sobre a própria estrutura de embarcações, sobre os rios, os bichos e o próprio ato de navegar.

Os príncipes enfeitiçados:
A partir de histórias colhidas da tradição oral européia são apresentadas duas histórias onde os príncipes, ao contrário de muitos contos tradicionais, são salvos pelas princesas. Os dois contos apresentam um universo mágico de objetos encantados e seres mágicos que contornam a vida dos personagens mostrando um universo cheio de desafios a serem enfrentados pelas princesas corajosas.


Maremoto:
Uma coletânea de cinco histórias que foram integradas pelos contadores formando uma única narrativa. Uma história onde o mar é o personagem principal. A partir de histórias coletadas da tradição oral brasileira, japonesa, italiana e chinesa, Maremoto conta as aventuras de um pescador que salva uma tartaruga, desencadeando uma série de outros eventos que acabam por modificar o curso da vida do príncipe Andrezinho e da princesa Ismália.


O vôo sobre o oceano.
Livremente inspirado em uma novela radiofônica de Berthold Brecht. Essa é a história de um aviador que procura um avião perfeito para levá-lo de um continente ao outro, por cima do oceano Atlântico. O aviador enfrenta vários desafios até cumprir seu objetivo: enfrenta o nevoeiro, a nevasca, o sono, conversa com o motor, entre outros desafios.

A chave, o livro e o príncipe azul.
Histórias populares da tradição oral medieval, recontadas pelo pequenoteatro.

Só sei que foi assim.
Histórias populares da tradição oral brasileira, recontadas pelo pequenoteatro.

Nenhum comentário: